Tecnologia do Blogger.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Conheça o Encontro dos Rios em Teresina

O Encontro dos Rios é o principal ponto turístico de Teresina, capital do Piauí. Muitos conhecem o local também como Encontro das Águas. Isso por que este é o ponto onde podemos ver o encontro do Rio Parnaíba com o Rio Poty se tornando apenas um, o Rio Parnaíba, que deságua no mar.

Neste encontro de dois rios em Teresina, é possível ver a diferenciação das cores de ambos os rios, sendo o Rio Parnaíba de cor amarelada e o Rio Poty de cor esverdeada.


O parque Encontro dos Rios foi criado em Dezembro de 1993 durante a gestão do prefeito Francisco Gerardo e até hoje tem sido um dos pontos turísticos de Teresina mais procurados por visitantes de todos os estados brasileiros.

O local é um grande complexo cultural onde podemos encontrar produções artísticas (comercialização de produtos regionais como doces, redes e suvenirs nos quiosques. Além de aproveitar passeio de trilhas entre as árvores do local.


Também no local é possível realizar uma boa refeição no restaurante Flutuante, um barco que fica às margens do Rio Poti e serve comidas típicas durante o almoço. Além de oferecer uma paisagem ímpar.


O grande trunfo do Encontro dos Rios é o resgate do folclore local. Logo na entrada do Parque, os visitantes são surpreendidos por uma grande escultura que remete a lenda do Cabeça de Cuia, principal lenda teresinense.


Muitos visitantes ficam encantados com a estória de Crispim: pescador que ao chegar em casa cansado e chateado porque não tinha conseguido pescar um só peixe; fica enfurecido ao encontrar um caldo feito de canela de boi preparado por sua mãe. Faminto e insatisfeito, ele pega um osso e mata a mãe com pancadas na cabeça. Antes de morrer, a velha roga-lhe uma praga dizendo: “filho ingrato, virarás um monstro com a cabeça em forma de cujuba (cuia) e boiarás nas águas do rio Parnaíba e Poti, só tornarás a ser homem quando devorares sete Marias virgens em noite de lua cheia”.


O parque pode ser visitado durante todo o dia até o início da noite, porém é necessário ter atenção redobrada com o anoitecer, por que o local fica consideravelmente escuro e um oportuno a ficar perigoso. Mas é um bom lugar para apreciar o por do sol.


Conheça o polo cerâmico de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário